Disciplinas Tradicionais

No sentido inverso, a justificação prática de disciplinas tradicionalmente
apresentadas como estudos puramente teóricos não seria mais uma ‘armadilha’
que nos afasta do verdadeiro valor desses sujeitos e em direção ao mero valor
econômico, como Collini teme. Uma abordagem deweyana para ensinar essas
disciplinas incentivaria os alunos a encontrar conexões entre seus próprios
interesses e atividades e as disciplinas mais abstratas e gerais, aprofundando
seu aplicativo reconhecimento para o estudo teórico e encontrar valor prático de
um tipo mais amplo do que habilidades de trabalho.
https://vestibular.unifeb.edu.br/curso?id=2&c=agronomia
Podemos, assim, resistir também à noção de que “a educação adequada às
massas deve ser uma educação útil ou prática no sentido que opõe o útil e o
prático ao cultivo da apreciação e da liberação do pensamento”, como expresso
nas observações de Rubio sobre a formação profissional. Educação.
O objetivo não é mais soldador e menos filósofos, mas mais soldadores com
apreciação e interesse pela filosofia, e vice-versa. O papel do professor, na visão
de Dewey, é facilitar a vivência de experiências educativas por parte do aluno.
As aulas na faculdade são projetadas com a experiência de fundo do aluno em
mente, de modo a aproveitar, mas também desafiar as conexões e hábitos que
o aluno já aprendeu.