O ambiente físico de um determinado restaurante é frequentemente o primeiro fator que um consumidor percebe após entrar no estabelecimento.

Este fator chave atrai e
satisfaz os clientes e melhora o desempenho financeiro, maximizando a receita do
restaurante e a participação de mercado em longo prazo. A influência do ambiente físico
dos restaurantes no comportamento do cliente tem sido estudada por acadêmicos em
vários países.
Apesar de alguns estudos examinaram ambientes hoteleiros, poucos estudos focaram
na estética do restaurante. Além disso, pouca consideração foi dada à estética geral,
que influencia as experiências gastronômicas dos clientes. Na contemporaneidade, o
design envolve qualidade estética, bem como percepção estética.
Designers experientes tem foco na beleza das coisas intangíveis e tangíveis e nos
sentimentos dos observadores. Portanto, objetos estéticos e sujeitos estéticos devem
ser considerados juntos.
Esse conceito sobre os ambientes físicos e humanos feitos pelo homem em áreas de
jantar de restaurante incluem seis dimensões: estética da instalação, ambiente,
iluminação, configuração da mesa, layout e pessoal de serviço.

Os estudos também mostram a associação entre a experiência de jantar do consumidor
e fatores individuais, como estética das instalações, iluminação, ambiente físico,
layout, configuração da mesa e pessoal de serviço. Churrascaria em curitiba preço por pessoa